‘Tremembé’: Robinho e Thiago Brennand disputam poder no ‘presídio dos famosos’, diz jornalista
Robinho e Thiago Brennand dividem áreas de influência e buscam apoio de presos no Complexo Penitenciário, segundo autor do livro “Tremembé: O presídio dos famosos”

O Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, conhecido como o “presídio dos famosos”, passa por uma disputa por espaço e influência por dois nomes de peso: Robinho e Thiago Brennand, ambos condenados por estupro.
Cada um exerce comando em áreas diferentes da prisão e, por suas condições, não participam de tarefas comuns como varrer ou organizar as celas.
Thiago Brennand buscou conquistar aliados distribuindo 30 pares de chuteiras nas partidas semanais, além de oferecer doces importados e financiar melhorias internas. O empresário também custeia advogados para alguns companheiros de cela.
Já o ex-jogador Robinho mantém seu prestígio ao treinar os detentos no futebol da prisão, fortalecendo sua liderança entre os presos. As informações são do Cidade Alerta, da Rede Record.
Roger Abdelmassih, Robinho e Thiago Brennand: o trio ‘Viúvas da elite’
A chegada do ex-atacante do Real Madrid no Complexo de Tremembé intensificou o movimento de visitantes entre abril e junho de 2024. O ex-jogador atrai visitas, inclusive familiares de outros detentos.
O jornalista Ulisses Campbell, autor do livro Tremembé: O presídio dos famosos, aponta que Robinho é constantemente procurado por internos e funcionários da unidade, que hoje abriga aproximadamente seis mil presos.
Entre os nomes de maior repercussão que cumprem pena em Tremembé também estão o médico Roger Abdelmassih, condenado por estupro, que mantém amizade com o jornalista Pimenta Neves e o ex-senador Luiz Estevão.
O trio, formador pelo médico Roger Abdelmassih, Robinho e Thiago Brennand é apelidado por outros detentos de “viúvas da elite”.
‘Tremembé Esporte Clube’: Robinho treina o time de futebol na prisão
No livro de Ulisses Campbell, é descrito que Robinho, ex-Santos, além de ser tietado por visitantes, assumiu o papel de treinador do time interno, batizado de “Tremembé Esporte Clube”.
Segundo o autor, em entrevista ao podcast Inteligência LTDA, existe até um padrão para a divisão dos grupos durante as disputas de futebol dentro do presídio. Robinho está detido desde março de 2024, a cerca de 160 km da capital paulista, após condenação definitiva na Itália a nove anos de prisão por um estupro ocorrido em 2013.
A pena foi homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A defesa do atleta ainda aguarda análise de recurso que pede recálculo e possível redução da pena. O livro de Campbell será lançado em 1º de setembro.
Thiago Brennand teve pena reduzida
Enquanto Robinho aguarda decisão judicial, Thiago Brennand obteve uma redução em sua pena. A Justiça de São Paulo diminuiu a condenação de 10 anos e 6 meses para 8 anos de prisão em regime fechado em um dos processos de estupro — caso no qual ele foi filmado agredindo a vítima.
Apesar da redução, Brennand permanece em regime fechado. Seus advogados, Márcio Janjácomo, João Vinicius Manssur, Márcio Janjácomo Júnior e Marcelo Zovico, reafirmaram confiança na Justiça e destacaram o compromisso em manter o acolhimento às vítimas. O empresário já soma quatro condenações, sendo três delas por estupro.
Deny Campos
Florianópolis
29/08/2025 13h42