Desembargador do TJSC denuncia ser vítima de ameaças no Centro de Florianópolis

O desembargador relatou que o fato ocorreu, por volta do meio-dia, enquanto caminhava acompanhado de dois assessores, e a abordagem foi feita por um motorista de aplicativo

Desembargador do TJSC denuncia ser vítima de ameaças no Centro de Florianópolis
Desembargador do TJSC denuncia ser vítima de ameaças no Centro de Florianópolis (Foto: Reprodução)

O desembargador João Marco Buch, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, relatou ter sido vítima de um episódio de intimidação nesta quarta-feira (17), em Florianópolis. Segundo o magistrado, por volta do meio-dia, enquanto caminhava acompanhado de dois assessores, foi abordado por um motorista que reduziu a velocidade do carro e passou a proferir ofensas.

De acordo com o relato, o homem teria gritado repetidas vezes: “Petista não entra no meu Uber”. Buch afirmou ainda que chegou a ouvir também a expressão “bicha e petista não entram no meu carro”.

O desembargador descreveu o tom agressivo do motorista como ameaçador, a ponto de acreditar que poderia ser alvo de um disparo de arma de fogo ou até mesmo atropelado. “A forma e a maneira com que aquele motorista se dirigiu a mim indicaram que poderia sacar alguma arma e fazer um disparo, tanta era a virulência com que se comportava”, disse.

Ele relatou ainda a suspeita de que o homem pudesse estar à sua espera na rua por onde passava. Após a abordagem, o motorista deixou o local em arrancada brusca. O carro e a placa foram fotografados pelos assessores.

Buch reforçou que não possui filiação partidária, como é exigido pela Constituição, e considerou infundadas as acusações feitas contra ele pelo agressor. “Independentemente do fato de que um magistrado não pode ter filiação político-partidária e que, mesmo que quisesse, eu não poderia ser petista, senti-me ameaçado como poucas vezes antes na minha vida”, afirmou.

O magistrado adiantou que irá adotar as medidas cíveis e criminais cabíveis e que comunicará o episódio à empresa Uber. “Não pretendo, a esta altura do campeonato, ter que andar escoltado por esta linda ilha, que continua sendo um polo de cultura, pluralidade e inclusão”, completou.


Paulo Rolemberg

17/09/2025 14h51 Atualizada em 18/09/2025 às 12h29