Empresa do Brasil vai investir US$ 9 mi em fábrica de paletes e embalagens no PY
Com sede no sul do Brasil, empresa vai instalar planta no país vizinho, aproveitando incentivos fiscais e mão de obra jovem para ampliar operações.
 
															A empresa brasileira Efisa anunciou um investimento de US$ 9 milhões para instalar uma planta de produção de embalagens e paletes no Paraguai. O início das operações está previsto para o segundo semestre ou final de 2026.
O anúncio foi feito pelo diretor executivo da companhia, Romano Diel, após reunião com os vice-ministros do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Marco Riquelme (Indústria) e Rodrigo Maluff (Comércio e Serviços).
Segundo Diel, o objetivo é transformar a cadeia produtiva no país vizinho, garantindo que apenas a matéria-prima básica chegue importada e que todo o processo de fabricação seja realizado no Paraguai. “Isso significa incorporar entre 60% e 70% do valor localmente, para que o produto deixe de ser importado do Brasil, mas siga com selo nacional”, destacou.
Vantagens competitivas
O executivo afirmou que os fatores que pesaram na decisão foram evidenciados durante o Paraguay Business Week, realizado recentemente em Ciudad del Este. Entre eles estão a carga tributária diferenciada, a energia elétrica mais barata da América do Sul, além das leis 60/90 e das maquilas, que estimulam o comércio internacional e reduzem custos de produção.
“Sentimo-nos muito apoiados. Aqui no MIC fomos recebidos por dois vice-ministros e percebemos a disposição das autoridades em apoiar projetos industriais e florestais”, completou.
A empresa
Com sede no sul do Brasil, a Efisa tem décadas de tradição na produção de pregos e grampos para embalagens e paletes, empregando atualmente mais de 400 colaboradores. Muitos deles ingressaram sem experiência prévia e foram capacitados pela própria empresa.
Por Canal Tema Livre
Foto: Reprodução
Fonte: Portal da Cidade