"Quem comanda o Brasil é Alexandre de Moraes", diz Bolsonaro
Ex-presidente diz que Supremo “perdeu a mão” e que sofre perseguição política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (18) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), é quem manda no Brasil.
“O poder do Supremo é enorme. O Supremo perdeu a mão. Quem comanda o Brasil é o Alexandre de Moraes”, disse em entrevista à Reuters.
Bolsonaro disse ainda que tem certeza de que será condenado no processo que apura suposto plano de golpe de Estado em 2022.
O ex-presidente também afirmou nunca ter cogitado deixar o Brasil e que o processo contra ele é meramente político.
“Não é um processo normal, eles querem me tirar, de vez, do jogo político. Eu sou o único que pode ganhar do Lula”, disse.
Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão nesta sexta e obrigado a utilizar tornozeleira eletrônica.
O ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a operação, diz que o ex-presidente está atuando “dolosa e conscientemente de forma ilícita, conjuntamente com o seu filho, Eduardo Bolsonaro, com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro”.
Bolsonaro é réu no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As ações conspiratórias com os Estados Unidos podem configurar obstrução de investigação.
Na segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República apresentou seu parecer final sobre o caso e pediu a condenação do ex-presidente. Conforme apurou a CNN, o julgamento pelo Supremo está previsto para setembro. A pena pode chegar a mais de 40 anos de prisão.
Gabriela Boechat e Leticia Martins, da CNN, Brasília e São Paulo
18/07/25 às 14:23 | Atualizado 18/07/25 às 14:24