Como será a festa de Ano-Novo que deve atrair um milhão de pessoas a Balneário Camboriú

O show de fogos será executado por meio de oito balsas flutuantes, com um espetáculo coreografado, sincronizado e simultâneo

Como será a festa de Ano-Novo que deve atrair um milhão de pessoas a Balneário Camboriú
Como será a festa de Ano-Novo que deve atrair um milhão de pessoas a Balneário Camboriú (Foto: Reprodução)

 A queima de fogos do Ano-Novo 2026 em Balneário Camboriú vai durar 15 minutos. A Prefeitura estima que o evento reúna mais de um milhão de pessoas na Praia Central, na noite desta quarta-feira (31). A exemplo de outros anos, não haverá show de artistas durante a programação.

O show de fogos será executado por meio de oito balsas flutuantes, com um espetáculo coreografado, sincronizado e simultâneo. O acionamento será feito via GPS e timecode, garantindo que a deflagração ocorra exatamente à 0h do dia 1º de janeiro de 2026. A queima de fogos será sincronizada com a contagem regressiva da roda-gigante.

A  Prefeitura de Balneário Camboriú realizou um estudo técnico preliminar sobre o Réveillon, considerado um dos maiores do Brasil. O documento aponta que o show será coreografado, sincronizado e simultâneo. A queima será realizada com as oito balsas flutuantes posicionadas estrategicamente na Praia Central, assegurando segurança e ampla visibilidade ao público ao longo dos seis quilômetros da orla.

Como será a festa de Ano-Novo em Balneário Camboriú

O planejamento prevê medidas de mitigação ambiental, embora reconheça que a poluição do ar gerada por gases tóxicos e partículas finas não pode ser totalmente mitigada. O principal esforço contra a poluição sonora é o uso de fogos de artifício de baixo estampido, visando reduzir o estresse sobre a fauna local (aves e animais marinhos) e o desconforto humano.

Além disso, serão implementadas a logística reversa e a coleta seletiva para gerenciar os resíduos sólidos (fragmentos e embalagens), cabendo à empresa contratada o tratamento adequado do lixo. O planejamento também inclui a delimitação de zonas de proteção e o monitoramento ambiental para minimizar a perturbação das espécies costeiras e marinhas.

Waze vai avisar sobre bloqueios

Com bloqueios programados, rotas alternativas e monitoramento em tempo real, o trânsito de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, passará por mudanças significativas durante a noite de Ano-Novo, nesta quarta-feira (31).

Para orientar motoristas e reduzir congestionamentos, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) irá utilizar os aplicativos BC Digital e Waze como principais ferramentas de apoio ao deslocamento pela cidade.

No BC Digital, as informações sobre a operação já estão disponíveis na aba “Réveillon 2026”, com mapas de interdições, desvios e alterações viárias.

Já no Waze, as mudanças serão exibidas a partir das 20h30, permitindo que os motoristas vejam as vias bloqueadas e recebam sugestões de rotas alternativas em tempo real. As informações são do Município de Balneário Camboriú.

Ainda de acordo com a administração municipal, o fluxo de veículos será acompanhado pela Central de Monitoramento do município, que utiliza câmeras espalhadas pela cidade e dados das plataformas de navegação.

Por Cláudio Costa/NDMais