Membro do PCC e ladrão são entregues pelo Paraguai à PF na Ponte da Amizade

Criminosos brasileiros foram expulsos de Ciudad del Este; ação teve apoio naval e reforça a cooperação entre as polícias do Brasil e do Paraguai.

Membro do PCC e ladrão são entregues pelo Paraguai à PF na Ponte da Amizade
Membro do PCC e ladrão são entregues pelo Paraguai à PF na Ponte da Amizade (Foto: Reprodução)

A Polícia Paraguaia entregou, neste sábado (19), dois criminosos brasileiros à Polícia Federal do Brasil. Um deles tem mandado de prisão por homicídio e é membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), enquanto o outro é alvo de várias denúncias e já estava preso na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, segundo relatório do Comando Tripartite, que reúne as polícias do Brasil, Paraguai e Argentina.

O primeiro procedimento ocorreu às 13h15, com a expulsão de Oclimerio Padilha dos Santos, de 45 anos, que possui dois mandados de prisão — um por homicídio e outro por violência doméstica contra mulheres, adolescentes, crianças e idosos no Brasil —, conforme consultas policiais ao Núcleo de Inteligência da Polícia Federal de Foz do Iguaçu. Foi informado que ele é membro ativo do Primeiro Comando da Capital.

Também participaram da ação agentes do Departamento Especializado no Combate ao Narcotráfico e Delitos Conexos, em coordenação com funcionários da Direção de Migrações e pessoal da Área Naval do Leste.

A segunda operação de entrega ocorreu às 16h15 e envolveu Claudemir de Paula Ribas, de 43 anos, que se encontrava recluso na Penitenciária de Ciudad del Este em razão de um processo por furto.

Policiais fizeram as devidas consultas com seus pares no Brasil e confirmaram que o homem possui antecedentes e várias denúncias no país.

A expulsão foi realizada por agentes da Divisão Regional 1 do Comando Tripartite, em coordenação com funcionários da Migração no posto de controle da Ponte da Amizade, com apoio da Área Naval do Leste.

A ação cumpriu ordem judicial da juíza penal de garantias Cinthia Garcete Urunaga. Ambas as entregas ocorreram no âmbito do Acordo de Cooperação Policial Internacional.


Fonte: Portal da Cidade