Anfitrião do STU, Augusto Akio celebra etapa em Curitiba e cobra valorização da indústria nacional do skate
Medalhista olímpico e estrelas do esporte falam sobre a expectativa para o evento que começa nesta sexta (25)
24/07/2025 16:40

Curitiba - A espera acabou. Pela primeira vez na história, Curitiba recebe uma etapa do STU National, o principal circuito de skate do Brasil. O evento foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (24) em uma coletiva de imprensa que reuniu atletas e autoridades, e as competições começam já nesta sexta-feira (25) na pista de skate do Tarumã.
As honras da casa foram feitas pelo medalhista olímpico Augusto Akio, o Japinha. Ao lado de estrelas como Yndiara Asp, Gabi Mazetto, Ivan Monteiro e do paraskatista curitibano Ítalo Romano, ele expressou a alegria de receber o evento em sua cidade natal e analisou o momento do esporte no país.
A voz do anfitrião
Filho de Curitiba e um dos principais nomes do skate mundial, Japinha destacou o significado especial da etapa. “É uma grande honra receber o STU em Curitiba. Sempre foi um evento muito aguardado, principalmente pelos grandes nomes que saem daqui da cidade. E não à toa os ingressos se esgotaram muito rápido. A comunidade do skate aqui é muito batalhadora”, afirmou.
O atleta também fez uma análise aprofundada, cobrando mais desenvolvimento para o mercado nacional. “Ainda tem muito o que ser trabalhado em cima do skate para a comunidade. Falo de marcas, fábricas, para que a gente tenha acesso a equipamentos de qualidade a um preço mais acessível, sem depender tanto de importação. Temos totais condições de encontrar tudo isso, de alto nível, no nosso próprio país”, defendeu Japinha.
Estrelas projetam disputas nas novas pistas
A expectativa é alta entre todos os competidores. As pistas de Park e Street, modernizadas para o evento, foram o principal tópico entre os atletas. “Gosto muito dessa pista [Park], é uma das minhas favoritas do Brasil. Estou bem empolgada de participar dessa estreia”, comentou Yndiara Asp, que também ressaltou a força da nova geração do skate feminino.
Gabi Mazetto, especialista no Street, elogiou a estrutura. “A pista de Street aqui de Curitiba é bem diferente de todas as outras, com obstáculos de todos os tamanhos. Creio que dá para a gente usufruir bem e usar a criatividade”, disse. Ivan Monteiro, que não competia na cidade há oito anos, foi direto: “A reforma ficou muito boa. Acho que é uma pista que combina muito com o meu tipo de skate”.
Emoção no Paraskate e apoio institucional
Para o paraskatista Ítalo Romano, a etapa tem um sabor ainda mais especial. “Confesso que estou bem nervoso. Meus familiares sempre cobravam: ‘Filho, quando vou assistir a você pessoalmente?’. Graças a Deus, chegou o momento e minha família e amigos estarão todos presentes”, revelou o atleta, emocionado com a chance de competir em casa.
O evento é fruto de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Helio Wirbiski, Secretário de Estado de Esporte, e Professor Euler, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, destacaram o esforço conjunto para trazer o STU para a cidade, ressaltando o legado da estrutura e o impacto do evento para inspirar novos praticantes e movimentar a economia local.
Programe-se para o STU
As competições começam às 9h desta sexta-feira (25) com os treinos e as primeiras fases classificatórias do Street e do Park. O evento segue no sábado (26) com as semifinais e termina no domingo (27) com as grandes finais de todas as modalidades.
Sexta-feira (25/07)
9h às 19h30 – Treinos e fases classificatórias de Park e Street (masculino e feminino), e treinos de Paraskate.
Sábado (26/07)
10h05 às 19h20 – Semifinais de Park e Street (masculino e feminino).
Domingo (27/07)
11h às 12h – Final e premiação Park masculino.
13h45 às 15h – Final e premiação Paraskate Street.
15h às 16h05 – Final e premiação Street feminino.
16h05 às 17h05 – Final e premiação Park feminino.
16h50 às 18h – Final e premiação Street masculino.
por Redação RIC.com.br
24/07/2025