Foz recebe comitiva do Pompidou e avança em projeto inédito nas Américas

Representantes da instituição francesa participam de agenda no Paraná para consolidar o projeto que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026.

Foz recebe comitiva do Pompidou e avança em projeto inédito nas Américas
Foz recebe comitiva do Pompidou e avança em projeto inédito nas Américas (Foto: Reprodução)

O Governo do Paraná recebe nesta semana uma comitiva do Centre Pompidou, um dos maiores centros de arte moderna e contemporânea do mundo, com sede em Paris. A missão técnica visa consolidar a implantação do Centre Pompidou Paraná, que será construído em Foz do Iguaçu a partir de 2026 e marcará a estreia da instituição no continente americano.

A equipe francesa é formada por Julie Narbey, diretora-geral do Pompidou; Gaële de Medeiros, diretora de Desenvolvimento Internacional e Negócios; e Florie Yall, diretora de Assuntos Jurídicos e Finanças. A visita ao Brasil vai de 28 a 30 de julho, com agendas em Curitiba e Foz do Iguaçu, organizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec).

Na capital paranaense, as representantes participaram de reuniões no Museu Oscar Niemeyer (MON) e fizeram visitas técnicas a equipamentos culturais como o Memorial Paranista, Parque das Pedreiras, Ópera de Arame, Rua da Música e Museu Paranaense. A programação teve apoio da Prefeitura de Curitiba.

Já nesta terça-feira (29), a comitiva desembarca em Foz do Iguaçu, onde cumprirá nova rodada de reuniões técnicas com a equipe da Seec, a prefeitura e as secretarias municipais de Cultura e Turismo. Também estão previstas visitas às Cataratas do Iguaçu e à usina de Itaipu, ícones do turismo local.

“O projeto do Centre Pompidou Paraná está avançando com consistência e dentro dos prazos. A visita da diretoria reforça a confiança e o alinhamento entre as equipes. A previsão é iniciar as obras no primeiro semestre de 2026”, destacou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Para o secretário do Planejamento, Ulisses Maia, a implantação do museu deve impulsionar a economia, o turismo e a integração cultural do Paraná. “É um projeto inovador que vai transformar Foz do Iguaçu e todo o estado. Trabalhamos para garantir a estrutura e os investimentos necessários à sua concretização”, afirmou.

Evento simbólico marcará início da presença do Pompidou

Como parte da preparação para a chegada do museu, está previsto um grande evento cultural no terreno onde será erguido o Pompidou, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A atividade, programada para a primeira semana de setembro, terá três dias de oficinas, ações educativas e atividades abertas à comunidade.

O terreno foi cedido pela CCR Aeroportos e o investimento do Governo do Paraná está estimado em R$ 200 milhões. O lançamento do edital de licitação deve ocorrer ainda neste ano, com previsão de inauguração em 2027.

O projeto arquitetônico é assinado por Solano Benítez, arquiteto paraguaio de renome internacional, conhecido por conciliar técnicas tradicionais com inovação, sempre valorizando o território e o convívio social.

Sobre o Centre Pompidou

Inaugurado em 1977 em Paris, o Centre Pompidou é mais do que um museu: abriga também biblioteca, centro de pesquisa em música, cinema, teatro e outras expressões artísticas. A instituição já possui satélites na Bélgica, Espanha e China — e terá em Foz do Iguaçu sua primeira sede nas Américas.

O Centre Pompidou Paraná promete ser um novo ponto de referência cultural no Brasil, com grandes salões expositivos, espaços de convivência e áreas imersivas, promovendo o intercâmbio artístico internacional e aproximando a comunidade local da arte contemporânea mundial.


Fonte: Portal da Cidade